79) Instalando o MicroScada SYS600 9.4, Feature Packs e inserindo a licença.

O MicroScada Pro SYS600 ABB possui mais de 20 anos de experiência na aplicação de automação de subestação para geração, transmissão e distribuição, visa otimizar o controle e operação para os equipamento instalados em uma subestação e também possui uma ampla biblioteca de protocolos de comunicação para ser utilizada.



Neste tópico mostraremos como instalar de forma correta o software e inserir sua licença.

Inicialmente execute como administrador o instalador do MicroScada SYS600 9.4.


Uma tela de apresentação será mostrada, para continuar a instalação clique em OK.


A seguinte notificação será com o resumo de dados do software, podemos continuar clicando em NEXT.


Será solicitado para que escolha as opções que serão instaladas, a única que não deve ser instalada é a ABB Authentication Service, pois é necessário uma licença a parte para realizar autenticação utilizando em conjunto o software SDM600. Clique em Start.


A instalação iniciará, aguarde....


Durante a instalação do software, será exibido uma mensagem informando que é necessário existir um conta de usuário MicroSCADA no Windows, o próprio software cria essa conta automaticamente, porém você deve atribuir uma senha.

OBS: Mantenha a senha simples ou anote, pois caso esqueça, você terá grandes dificuldades para utilizar o MicroSCADA.



Após a conclusão da instalação será solicitado para que reinicie o computador. Prossiga com a reinicialização.


Agora o MicroSCADA está instalado, porém é interessante que instalemos os Feature Packs, pois, contém correções e melhorias para o software. Execute o SYS600_94_FP1 para iniciar a instalação.


Os procedimentos a seguir são semelhantes a instalação anterior, siga com a tela de apresentação, o pacote que deveremos instalar e sua instalação.

OBS: Durante a instalação também é solicitado a senha para a conta de usuário, pode-se utilizar a mesma.




Clique em OK ao final da instalação e será solicitado uma nova reinicialização do sistema.


Após a instalação do Feature Pack 1, devemos atualizar um arquivo manualmente, cujo a instalação do Feature Pack 1 não o sobrescreve automaticamente.

Esse arquivo é o SYS_BASCON.COM, sua funcionalidade é manter principalmente as configurações de comunicação do sistema MicroScada, o arquivo não é substituído de forma automática para que caso tenha-se parâmetros e configurações já realizadas, as mesmas não sejam perdidas com a substituição, porém, como estamos realizando uma nova instalação podemos substituir, caso contrário na substituição a comunicação deveria ser refeita.

Entre em C: e procure a pasta SC.


Entre em SC\SYS\ACTIVE\SYS_


Procure o arquivo chamado SYS_BASCON.COM

Obs: caso não apareça a extensão “.COM”, deve ser desmarcada a opção de "esconder arquivos com extensão conhecida" nas opções de pasta.


Renomeie o arquivo para SYS_BASCON_COM_OLD para que o sistema MicroScada pare de utiliza-lo, mas manteremos como um backup.


Procure o arquivo sys_bascon$com, este tem como funcionalidade ser um backup original do SYS_BASCON.COM, porém já com as correções do FP1.


Faça uma cópia do arquivo e renomeie essa cópia para sys_bascon.com, para que o MicrosSCADA reconheça o novo arquivo.



Instalando o Feature Pack 2, execute o SYS600_94_FP2 como administrador e siga os mesmos passos do Feature Pack 1 que instalamos anteriormente, menos a parte do SYS_BASCON, pois não houve mudanças para o FP2.




Ao finalizar a instalação e após a reinicialização do sistema, uma pasta MicroSCADA Pro Control System SYS600 será criada na área de trabalho do Windows contendo todos os programas necessários para criar um sistema SCADA.


Abra o SYS 600 Control Panel


Vemos que o MicroSCADA está sem licença, a mensagem SYS600 License has Expired é mostrada caso já tenha utilizado uma licença anteriormente, caso nunca tenha utilizado a mensagem No License será exibida.


Clique na aba License e em seguida clique em Import, procure a licença do MicroScada que possui a extensão .paf.


Um resumo de toda comunicação permitida e pontos contidos na licença são exibidos, se tudo está correto clique em Save, porém, caso algo não esteja de acordo entre em contato com a área de vendas da ABB, a mesma que você solicitou a licença.


Pronto! Seu MicroScada está pronto para iniciar um projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, identifique-se com nome, email e empresa, para que possamos lhe responder corretamente ou utilize a aba da página "Fale Conosco" para ter contato direto em seu email.