R: Sim, é possível fazê-lo somente para a linha 650 para comunicação via porta frontal navegando pelo display do relé e ativando a funcionalidade (Configuration> Comunication> TCP-IP> Ethernet> DHCP Server> ON ). Desta maneira, ao conectar o computador ao IED pela porta frontal, o IED funcionará como “mestre servidor de IP” e fornecerá automaticamente um IP ao computador para realizar a comunicação, assim que o cabo for conectado entre ambos.
Respostas para perguntas frequentes, como utilizar os softwares de configuração, treinamentos, aplicações e novidades sobre os Produtos de Automação para Subestações da Hitachi Energy
14) Como posso ter certeza que o computador está comunicando com o IED?
R: Após setar os ajustes de IP, pode-se fazer um
teste usando o recurso “ping” do Comand Prompt. No menu executar do computador,
digite CMD e pressione Enter, aparecerá uma tela negra como a seguinte:
Digite: ping , espaço simples, e em seguida o IP do relé a ser configurado e pressione Enter. O programa tentará enviar alguns pacotes de dados para o endereço de IP do IED e vai esperar por uma resposta. Se a comunicação estiver OK, será retornada uma mensagem indicando 0% de perda de dados.
A ferramenta “ping” somente verifica se o IP do relé está conectado ao mesmo endereço de rede do computador.
Para ter certeza que o software PCM600 se comunica com o relé, o IP do IED específico do projeto aberto no PCM600 deve ser exatamente o mesmo IP do relé. Caso tudo esteja correto, ao lado esquero do objeto do IED exibirá um flag verde, caso contrário, um “X” será exibido. (Obs.: esta função só está disponível para o PCM600 versão 2.4.1 e 2.6)
13) Que ajustes de comunicação são necessários para comunicar o PCM600 de meu computador com o IED?
Para que PCM600 e IED possam comunicar-se, ambos precisam estar com a mesma região de IP (mesmo seguimento de rede). É utilizado o protocolo TCP/IP para a comunicação, e o link pode ser feito através da porta Ethernet Frontal (Cabo Ethernet Elétrico) do IED (IP Padrão: 10.1.150.3), ou através da porta traseira Ethernet (Fibra Óptica) do IED (IP Padrão 192.168.1.10) .
Pode-se conferir na IHM do IED o IP configurado para a porta específica a qual você está utilizando para se comunicar, através do menu Settings, General Settings, Communication.
Para a comunicação via porta frontal, caso o relés possua o IP padrão, sugere-se setar o IP do computador para 10.1.150.XX , em que XX (algorismos que definem os nodes) deve ser um número até 254, endereço “Subnet Mask” 255.255.255.0 e utilizar cabo Ethernet cross-over.
Para a
comunicação via porta traseira, caso o relé possua o IP padrão 192.168.1.10, sugere-se
setar o IP do computador para 192.168.1.XX, em que XX (algorismos que definem
os nodes) deve ser um número até 254, e endereço de “Subnet Mask” 255.255.255.0
e utilizar fibra óptica.
Assista um vídeo com o passo a passo do processo de comunicação:
Assista um vídeo com o passo a passo do processo de comunicação:
12) Com que produtos da linha Relion® o PCM600 pode trabalhar?
R: A tabela abaixo lista as linhas com que o PCM600 pode trabalhar, de acordo com a função para o qual foi licenciado.
11) Para que serve o Order Specific File? Como solicitá-lo?
R: No PCM 600, quando se deseja criar a configuração de um IED em modo ofline, existe a possibilidade de utilizar o Order Specifc File, que limita a inserção de blocos lógicos na aplicação, de acordo com as funções que estão realmente habilitadas para o relé específico exercer, o que impede que uma configuração com lógicas incompatíveis seja criada para um IED. Este arquivo é gerado por um sistema online que registra toda a configuração de software e hardware disponível no IED quando ele é fabricado.
R: Para obter o Order Specific file para um IED, é necessário enviar um email para:
SE-METS.Service@abb.com
colocar no campo assunto o número de ordem do IED e não escrever nada no corpo do email. Será retornado um email automático com o arquivo solicitado.
(o emailconfig540.seapr@se.abb.com foi removido do servidor e não funciona mais para este tipo de solicitação)
SE-METS.Service@abb.com
colocar no campo assunto o número de ordem do IED e não escrever nada no corpo do email. Será retornado um email automático com o arquivo solicitado.
(o email
Confira o manual `How to use Order Specific Files`:
Confira um vídeo mostrando o passo a passo da obtenção do Order Specific File:
10) Onde encontrar os manuais e documentação para a linha Relion® 650/670 ?
R: Acessando a
página http://www.abb.com/product/us/9AAC710342.aspx
é possível selecionar qualquer produto
do portfólio da linha Relion 600 e fazer o download de toda a documentação do
produto (guias, manuais, testes de tipo, etc).
9) Para que serve o software Wavewin ABB? Como instalar?
Juntamente com o PCM600, O software Wavewin ABB pode ser instalado gratuitamente, bastando selecioná-lo como objeto a ser instalado.
Este software tem o propósito de possibilitar o usuário analisar e exportar oscilografias em formato comtrade.
Para ter acesso ao manual do Wavewin, clique aqui.
Para ter acesso a tutoriais, updates e data sheets do Wavewin, clique aqui.
Este software tem o propósito de possibilitar o usuário analisar e exportar oscilografias em formato comtrade.
Para conferir como ler as oscilografias do IED, como abri-las diretamente através do Wavewin, exportá-las e como gerar relatórios personalizados, clique aqui.
8) Qual a utilidade o software IET600? Como instalar?
R: O software IET600 é utilizado para se fazer a Engenharia de comunicação IEC61850 horizontal entre relés (GOOSE) ou comunicação IEC61850 com o sistema supervisório (MMS). Este Software é necessário para configurar a comunicação entre IEDs ABB e IEDs de outros fabricantes e também quando é necessário fazer a configuração de comunicação de equipamentos que possuam medição analógica através de Sampled Values em Merging Unit.
Visite a página do produto: IET600
A versão mais recente do software é adquirida em formato de mídia e sua licença é em formato de Hard-lock ou Dongle, que é um pendrive que habilita seu funcionamento em um computador enquanto estiver conectado, podendo o software ser instalado em vários computadores de engenharia.
Obs.: Esta versão (5.2.16 ou maior) oferece suporte para funcionamento em máquinas virtuais.
Características do software, como editor de Datasets, Goose Control Blocks, Reporting Control Blocks, Sample Value Control Blocks, mapeamento de sinais, e demais parâmetros avançados estão disponíveis nesta poderosa ferramenta.
Visite a página do produto: IET600
A versão mais recente do software é adquirida em formato de mídia e sua licença é em formato de Hard-lock ou Dongle, que é um pendrive que habilita seu funcionamento em um computador enquanto estiver conectado, podendo o software ser instalado em vários computadores de engenharia.
7) Com que versão de SQL Server o PCM600 trabalha?
R: É utilizada a versão Microsoft SQL Server Express 2008, a qual já é instalada automaticamente junto com o PCM600. Outras versões de SQL Server não são suportadas pelo software.
O Microsoft SQL Server 2008 Express é um sistema de gerenciamento de banco de dados desenvolvido pela Microsoft, cuja principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, que neste caso é o PCM600.
6) Que versão de Connectivity Package é compatível com cada IED da linha 670 ou 650 Series?
Veja a tabela de compatibilidade a seguir para até a versão PCM600 2.6 (click na imagem para ampliar):
Veja a tabela de compatibilidade a seguir ioncluindo a versão PCM600 2.7 (click na imagem para ampliar):
5) Como instalar e gerenciar as versões de Connectivity Package em meu computador? (para PCM600 2.5 e versões mais antigas)
R: Quando o Update Manager (para PCM600 2.5 e versões mais antigas) é inicializado, existe uma aba no menu superior esquerdo do programa chamada Manage Current Installation. Expanda esta aba e clique em Show All Available Updates. Apartir disso, na tela principal do programa serão exibidas as versões disponíveis de Connectivity Package para download, inclusive atualizações e hotfix para o PCM600 (post válido para para PCM600 2.5 e versões mais antigas). Veja imagem abaixo:
Obs.: Antes de instalar qualquer
Connectivity Package de um IED específico, deve ser instalado o Connectivity
Package Base para cada linha de relés, que é uma biblioteca comum a todos os IEDs e trabalha em conjunto
com os ConnPacks específicos. Para cada versão de ConnPack, existe um Package base diferente. Para a instalação de qualquer
complemento, o PCM600 deve estar fechado. É recomendada a instalação dos Hotfixes e Rollups disponíveis para a sua versão de sofware. Veja um exemplo da instalação para a linha de relés 670:
Faça as instalações dos ConnPacks dos relés na mesma versão do relé em que for trabalhar. Veja um exemplo da instalação para o RED670 versão 1.2.3:
Depois de fazer as instalações necessárias, volte ao menu Manage Current Installation, e verifique se seus Connectivity Packages estão habilitados. Se não estiverem, habilite-os na guia Enabled, e em seguida inicie o PCM600.
4) O que é um Conectivity Package? Porque ele precisa ser instalado?
R: O Conectivity Package representa toda a
biblioteca de relés e componentes pertencentes exatamente à versão
correspondente de IED específico que está sendo configurado, e faz a interface
entre o IED e a ferramenta de configuração. A estrutura PCM600 é somente um
ferramental para a configuração, por este motivo, a biblioteca de cada IED a
ser trabalhado deve ser instalada para que a engenharia de configuração possa
ser feita no relé.
3) Qual a utilidade do software Update Manager?
R:
Quando o PCM600 é instalado, juntamente com ele é instalado um software chamado
Update Manager, onde pode ser visualizada a versão de software instalada, pode ser feito o download e a habilitação dos Connectivity Packages, novas versões de software, hotfixes, entre outros.
Assinar:
Postagens (Atom)