50) Configuração dos LEDs nos IEDs das linha 650 e 670

Introdução


 Os LEDs são interfaces de comunicação que tem como objetivo alertar uma determinada situação ou estado através de um simples sinal luminoso.

  Os IEDs ABB da linha 650 e 670 possuem uma ampla variedade de LEDs para indicação, e o objetivo desse post é apresentá-los, ensinar a configurá-los e a parametrizá-los.

  Tanto para os IEDs das linhas 650 e 670, temos 3 LEDs básicos para sinalização de estado acima do display e 15 LEDs de indicação ao lado direito do IED (vide figura abaixo).


 
  Os 3 LEDs básicos para sinalização oferecem, tanto para os IEDs da linha 650 e 670, informações conforme a tabela abaixo:

LED
Indicação
Informação
Ready (Verde)
Escuro
Sem alimentação de energia
Constante
Em serviço
Intermitente
Falha Interna
Start (Amarelo)
Constante
Relat. de distúrbio disparado
Intermitente
Terminal no modo de teste
Trip (Vermelho)
Constante
Comando de disparo emitido

  Já para os 15 LEDs de indicação que ficam ao lado direito do IED, há algumas diferenças relacionadas à configuração nos IEDs da linha 650 e 670. Dessa forma, vamos apresentar abaixo a configuração dos LEDs para cada linha de relés separadamente. A parametrização dos LEDs para IEDs ABB da linha 650 e 670 é igual, e é apresentada adiante nesse post.
  Outro ponto importante que deve ser relatado é que o funcionamento dos 15 LEDs de indicação são relacionados ao bloco LEDGEN, o qual envia sinais de reconhecimento/rearme para os LEDs. Algumas formas de parametrização dos LEDs independe dos sinais do bloco LEDGEN, contudo outros ajustes só fazem sentido com a utilização do desse bloco.



Linha 650

  Nos IEDs ABB da linha 650 os LED de indicação são multicor, de forma que cada LED pode receber três cores (vermelho, amarelo e verde), possibilitando assim até três tipos de sinalização por LED.
  Cada IED ABB da linha 650 possui 15 LEDs exclusivos para indicação, adicionado com a característica multicor dos LEDs, podemos ter até 45 sinais de indicação diferentes e 14.348.907 arranjos diferentes de sinalização.

  A utilização de LEDs no seu projeto e a definição dos sinais que estão referidos às suas cores deve ser feito no Application Configuration do PCM600, através do bloco GRPX_LEDX (vide figura abaixo).



Linha 670

  Nos IEDs ABB da linha 670 os 15 LEDs de indicação são dispostos da seguinte forma:
-          Os LEDs de 1 a 6 emitem luz vermelha;
-          Os LEDs de 7 a 15 emitem luz amarela.



  A utilização de LEDs no seu projeto deve ser feito no Application Configuration do PCM600, através da utilização arrastar um Hardware Channel > Binary Output (vide figura abaixo) para o Application Configuration.



Parametrização dos LEDs


  Primeiramente, a sinalização dos LED só irá funcionar se a operação do ajuste LEDGEN estiver ligada. Isso pode ser feito através do Parameter Settings: IED > IED Configuration > HMI > LEDGEN > Operation: On.
  Os IEDs ABB 650 e 670 permitem que a forma como o sinal luminoso do LED é transmitida seja parametrizada de 6 formas diferentes:
-          Follow-S
-          Follow-F
-          LatchedAck-F-S
-          LatchedAck-S-F
-          LatchedColl-S
-          LatchedReset-S



  Cada uma das dessas formas que o LED poderá ser parametrizado será apresentado agora:

Follow-S

  Enquanto o sinal que chega no LED estiver em nível lógico alto, o LED ficará aceso com luz contínua, apenas em quanto durar o sinal de nível lógico alto.
  Esse ajuste não reage a sinal de confirmação ou rearme (proveniente do bloco LEDGEN).

Follow-F

  Enquanto o sinal que chega no LED estiver em nível lógico alto, o LED ficará aceso com luz piscando, apenas em quanto durar o sinal de nível lógico alto.
  Esse ajuste não reage a sinal de confirmação ou rearme (proveniente do bloco LEDGEN).

LatchedAck-F-S


  Se em algum instante, por mais breve que seja, o sinal no LED estiver em nível lógico alto, o LED ficará aceso com luz piscando até que seja enviado o sinal de confirmação ou rearme (proveniente do bloco LEDGEN). Após envio do sinal de confirmação, se o sinal no LED estiver em nível lógico baixo, o LED irá apagar. Caso após o sinal de confirmação o sinal no LED estiver em nível lógico alto, o LED (que até então estava piscando) ficará aceso continuamente.


 

LatchedAck-S-F


  Se em algum instante, por mais breve que seja, o sinal no LED estiver em nível lógico alto, o LED ficará aceso com luz contínua até que seja enviado o sinal de confirmação ou rearme (proveniente do bloco LEDGEN). Após envio do sinal de confirmação, se o sinal no LED estiver em nível lógico baixo, o LED irá apagar. Caso após o sinal de confirmação o sinal no LED estiver em nível lógico alto, o LED (que até então estava aceso com luz contínua) ficará com luz piscando.




LatchedColl-S


  Se em algum instante, por mais breve que seja, o sinal no LED estiver em nível lógico alto, o LED ficará aceso com luz continua. Caso seja enviado um sinal de confirmação (proveniente do bloco LEDGEN) e sinal no LED estiver em nível lógico baixo, o LED irá se apagar. Contudo, caso após o sinal de confirmação o sinal no LED estiver em nível lógico alto, o LED continuará aceso com luz contínua.



LatchedReset-S


  Para se entender essa parametrização é preciso enteder quatro coisas:

1) O ajuste LatchedReset-S funciona de maneira efetiva com pelo menos dois LEDs ajustados com esse parâmetro. Todos os LEDs relacionados com esse parâmetro ficam vinculados;
2) O ajuste LatchedReset-S é logicamente utilizado para indicação de um mesmo distúrbio, em etapas diferentes, sendo cada etapa é sinalizada por um LED diferente (por exemplo: Sinalização de uma sobrecorrente temporizada em quatro tempos, sendo um LED diferente utilizado para sinalizar falta em cada uma das quatro zonas) e os LEDs podem ser desativados automaticamente para ativação de outro;
3) LEDs ajustados como LatchedReset-S faz indicação através de luz contínua e são sujeitos ao sinal de rearme proveniente do bloco LEDGEN, caso não haja nenhum sinal de ativação no momento do rearme;
4) O conceito dos parâmetros tMax e tRestart:



- tMax é o tempo máximo para duração do distúrbio. Sendo que a duração do distúrbio é definida como o momento da ativação do primeiro LED (parametrizado como LatchedReset-S) até a extinção do tempo definido tRestart;
- tRestart é um tempo a contar, após um sinal de ativação de um LED, que se inicia logo após todos os sinais de ativação dos LEDs (parametrizado como LatchedReset-S) estiverem em nível lógico baixo. Após o tRestart, caso não haja sinal de ativação em nenhum dos LED parametrizados como LatchedReset-S, o LED que estava ativo sera desativado automaticamente. O reset automático do LED não ocorre se houver mais de um sinal de ativação antes do tRestart ou se surgir um outro sinal de ativação durante o tRestart.