61) Parâmetros dos Blocos usados para Oscilografia

Descricação genérica dos parâmetros envolvidos no ajuste de uma oscilografia

Os sinais analógicos são incluídos na oscilografia através dos blocos A1RADR, A2RADR, A3RADR e A4RADR. Os blocos A1RADR, A2RADR e A3RADR são utilizados para registro de sinais medidos (oriundos de blocos SMAI) e o bloco A4RADR é utilizado para registro de sinais reais calculados (oriundos de blocos de monitoramento).

Blocos de oscilografia para canais analógicos

O ajuste de cada sinal analógico conectado aos blocos de oscilografia define a maneira de como são exibidos na oscilografia. 

Ajuste de parâmetros do bloco A1RADR

O significado de cada um dos parâmetros é:

Parâmetro

Ajuste

Significado

Operation

Off

Este parâmetro define se o canal analógico conectado à respectiva variável será ou não exibido na oscilografia.

On

NomValue

0 até 999999,9

Valor de base para a grandeza analógica monitorada.

UnderTrigOp

Off

Dispara ou não nova oscilografia através de respectivo canal analógico quando a grandeza monitorada atinge valor inferior ao ajustado no parâmetro UnderTrigLe.

On

UnderTrigLe

0 até 200%

Nível de disparo de oscilografia em relação ao parâmetro NomValue.

OverTrigOp

Off

Dispara ou não nova oscilografia através de respectivo canal analógico quando a grandeza monitorada atinge valor superior ao ajustado no parâmetro OverTrigLe.

On

OverTrigLe

0 até 5000%

Nível de disparo de oscilografia em relação a NomValue.


Estes ajustes devem ser feitos individualmente para cada canal analógico ligado aos blocos de oscilografia que monitoram canais analógicos. O parâmetro Operation não tem nenhuma relação com o disparo da oscilografia, e sim apenas ao fato do sinal monitorado ser exibido ou não no arquivo comtrade. O nome do canal exibido no arquivo comtrade é aquele designado no campo UserDefinedName (clique com o botão direito no bloco e selecione a opção Manage Signals, através da ferramenta Application Configuration).

Os sinais binários são incluídos na oscilografia através dos blocos B1RBDR a B6RBDR:

Bloco B1RBDR na ferramenta Application Configuration do PCM600

Os seguintes parâmeros são comuns a cada variável binária conectada a seu devido bloco de oscilografia: 


 Ajuste de parâmetros do bloco B1RBDR

O significado de cada um dos parâmetros é:

Parâmetro

Ajuste

Significado

Operation

Off

Dispara (On) ou não (Off) nova oscilografia pela variável ligada a esta entrada caso seu respectivo valor booleano atigir o valor de TrigLevel.

On

TrigLevel

Trig on 0

Disparado por nível lógico baixo (Trig on 0) ou alto (Trig on 1).

Trig on 1

IndicationMa

Hide

Requisição de sinal de reconhecimento (Show) ou não (Hide) por um sistema supervisório do tipo Scada, caso aconteça disparo de oscilografia por esta variável.

Show

SetLED

Off

Quando houver trig de oscilografia por esta variável, os LEDs de indicação superiores ao display do IED podem ser ativos de acordo com o parâmetro selecionado.

Start*

Start and Trip*

On/Trip
*disponível apenas nos IEDs ABB da linha 650. Na linha de IEDs ABB 670 o LED START sempre é aceso automaticamente após uma nova oscilografia ser gerada.

Os ajustes acima descritos devem ser feito individualmente para cada variável ligada ao bloco de oscilografia binária. Analogamente aos blocos que monitoram canais analógicos, o nome do canal exibido no arquivo comtrade é aquele designado no campo UserDefinedName (clique com o botão direito no bloco e selecione a opção Manage Signals, através da ferramenta Application Configuration).

Todas as variáveis e canais conectados aos blocos de oscilografia serão exibidos no arquivo comtrade, mesmo que não sofram alteração em seu valor monitorado, o que pode ser observado através do software Wavewin ou de qualquer outro software capaz de interpretar arquivos comtrade.