68) Interação Java com Webserver e HMI Integrada na RTU

Pré requisitos:

Para ter acesso ao aplicativo Webserver de qualquer uma das famílias de RTUs da linha RTU500, basta possuir um browser instalado (Exemplo: Firefox) e a aplicação Java de 32 bits instalada, então conectar seu computador fisicamente a uma porta ethernet do respectivo módulo de CPU, ajustar o IP de seu computador para o mesmo range do equipamento ao qual se deseja conectar, e digitar o IP da RTU na barra de endereço do browser. A interface do webserver será aberta e você poderá logar com os usuários e senhas disponíveis.

Sobre a plataforma Java:

Instalar a versão de 32 bits, mesmo que seu computador seja de 64 bits (a versão de 64 bits pode ser instalada em paralelo para rodar outras aplicações do Windows, mas o Webserver usa somente Java 32 bits).

A Oracle lançou a plataforma Java versão 8. Todos os PC normalmente são atualizados automaticamente quando conectados à internet.
Para trabalhar com o Webserver e IHM Integrada através do Java 8, o firmware da RTU precisa ser atualizado de acordo com a seguinte regra:
  • para o Release 10: atualizar firmware para no mínimo versão 10.8.7
  • para o Release 11: atualizar firmware para no mínimo versão 11.3.2
  • em ambos os casos as livrarias da IHM integrada (se estiver sendo utilizada) devem ser atualizadas para no mínimo versão 1.7.1
  • atualizar HMILib e HMILibInterface via Webserver (arquivos ficam na pasta raiz do instalador do HMI Editor)
Caso queira trabalhar com versões anteriores de firmware, utilizar somente o último release da versão 7 (até maio de 2015 é a versão 7.79). Desinstalar versões anteriores.

As versões mais atuais do Java 8 são encontradas clicando aqui (escolha a versão de 32 bits).

Todas as versões mais antigas de Java podem ser baixadas clicando aqui.

Para a remoção de versões mais antigas do Java, utilize este link, ou remova-as utilizado o Painel de Controle do Windows.

Configuração Java:

Através do painel de Controle, selecione a aplicação Java ou procure pela opção "Configure Java" no menu de busca do Windows.

Exemplo:


Ajuste as configurações de segurança para Segurança Média (Java 7) ou Segurança Alta (Java 8) e habilite o uso em seu browser:


Ajuste as opções avançadas conforme as 3 seguintes figuras:




Java e Google Chrome ou Mozilla Firefox:

Plug-ins NPAPI são utilizados pela RTU e não funcionam por padrão na versão 42 e versões superiores do Google Chrome e no Mozilla Firefox de 64 bits.

Recomenda-se então usar o Browser Mozilla Firefox de 32 bits.

Está planejado para o firmware release 12 a substituição da interface Java pela interface HTML5.

67) Como alterar campos do relatório

O PCM600 permite a impressão dos parâmetros do projeto bem como do projeto lógico.

A impressão possui um template pré definido com alguns campos que podem ser customizados de acordo com as informações de cada projeto.

Clicando com o botão direito sobre o IED, o usuário pode abrir os parâmetros de ajuste ou Parameter Setting (PST).

Escolher a opção print a partir do menu File ->Print ou clicando sobre o ícone da impressora diretamente da barra de tarefas.

O rodapé do documento contém os campos que podem ser customizados com as informações do projeto.


Clicando com o botão direito sobre o IED e escolhendo a opção Report Parameters o usuário pode alterar os demais campos.


O mesmo pode ser feito para os demais relatórios do Application Configuration - ACT (Projeto Lógico), Local Display e Communication.




66) Exportar ou Importar IEDs no PCM600

O PCM600 possui a funcionalidade de exportar ou importar apenas o IED de um projeto, pois, em diversos casos seria desnecessário enviar um projeto completo onde possui diversos IEDs que não serão utilizados, vemos abaixo como realizar este procedimento.

Exportando um IED:


Clique com o botão direito do mouse no IED que deseja exportar e clique na opção export, como mostrado na figura abaixo:


Escolha o diretório onde o arquivo irá ser salvo e clique em Save, o arquivo exportado possui a extensão .PCMI :



Importando um IED:

Clique com o botão direito do mouse no nível de Bay e clique em Import.


Escolha o arquivo a ser importado, lembrando que arquivos que são somente IEDs possuem a extensão .PCMI


Aguarde até concluir a importação do arquivo.


Após o processo completar, seu IED estárá pronto para ser trabalhado no PCM600.