74) Composite Function Block


Após o release dos IEDs de versão 2.0, PCM600 2.7 e as últimas versões do Connectivity Package agora é possível criar blocos de funções a partir de outros blocos de funções ou lógicas criadas no Application Configuration, abaixo mostramos um exemplo dessa funcionalidade:

Vamos utilizar uma lógica já criada com blocos de controle (LOCREM, QCBAY e LOCREMCTRL)


Selecionamos toda a lógica criada e clicamos com o botão direito do mouse, devemos escolher a opção chamada Create Composite function Block Type, como mostra a figura a seguir:




Ao clicar aparecerá uma janela para nomear o bloco de função que está sendo criado e colocar uma descrição:


Após definir o nome e colocar a descrição do bloco de função, podemos escolher quais inputs e outputs serão mostradas nesse bloco e estarão disponíveis para utilização na lógica presente ou futura.

Como vemos na imagem abaixo, na coluna Exposed serão as Inputs e Outputs que estão disponíveis para conectar uma variável ou Hardware.

As inputs ou outputs que estiverem marcadas na coluna Mandatory significa que será obrigatório a conexão de uma variável ou hardware para que o bloco funcione.

Na coluna Exposed Name poderemos alterar o nome na qual aparecerá a input ou output na lógica.



Abaixo temos um exemplo selecionando as inputs do bloco de função LOCREM e alterando seus nomes, podemos ver que ao abri-lo não temos nada selecionado, pois não existe variável conectada nesse bloco de função, caso houvesse, já estaria marcada automaticamente ou indisponível para alteração:


Agora marcando as inputs e alterando os nomes:


Clicamos em Create and Replace

O bloco de função foi criado mantendo os nomes que colocamos:


E agora é possível visualizar a lógica criada dentro desse bloco, clicando com o direito nele e escolhendo a opção View CFB Instance Details, uma segunda janela se abrirá a direita do Application Configuration :


Visualização da lógica:


O bloco agora estará disponível para utilização para qualquer lógica futura:



73) Engenharia de integração IEC 61850 da RTU através do PCM600

A partir da versão 2.5, o PCM600 conta com o recurso da ferramenta "IEC61850 Configuration", a qual permite a criação e edição de Datasets, Control Blocks (e suas propriedades) e subescrição de Goose e MMS entre IEDs e Clientes IEC61850, desde que estes sejam do fabricante ABB. Para integração entre IEDs ou Entre IEDs e Clientes IEC61850 de outros fabricantes, é necessário o uso do software IET600.


A integração de qualquer RTU da família ABB RTU500 Series pode ser feita diretamente através do PCM600 (RTU560 e RTU540 como Client ou Srerver e RTU520 somente como Server) sem o uso do software IET600.

Um dos pré requisitos para a integração IEC61850 através do PCM600 é que a RTU já deve estar configurada e o arquivo *.IID que representa a RTU deve estar disponível. Um limitante para a integração através do PCM600 é que o arquivo IID deve ser exportado do software RTUtil versão 11.1 ou superior, pelo motivo de que versões anteriores não continham o "Communication Section", essencial para a integração direta através do PCM600 (para o uso de RTUtil inferior a versão 11.1, o uso do IET600 é mandatório).

Ao iniciar a integração no PCM600, um Generic IEC61850 IED deve ser criado na árvore do projeto:


Em seguida o arquivo IID exportado do software RTUtil deve ser importado no PCM600, dentro do Generic IEC61850 IED. Como o PCM600 ainda não suporta arquivos com extensão IID, deve-se trocar manualmente a extensão do arquivo IID para CID, para a seguinte importação (selecionar com botão direito e clicar na opção "Import"):



É muito importante selecionar os seguintes flags durante o diálogo de importação:


O resultado deve ser o seguinte:


Um vez feita a importação, basta abrir a ferramenta "IEC61850 Configuration" e observar que a RTU estará disponível para mapeamento (subentendendo-se que os IEDs a serem integrados já possuem Dtasets e Control Blocks configurados):



Uma vez feito o mapeamento, a integração para os IEDs está pronta. Para continuar a integração no software RTUtil, basta salvar a configuração e exportar o arquivo SCD com a integração pronta apartir do menu Subestação da árvore do projeto do PCM600:




O arquivo SCD deve ser importado dentro da interface Excel do RTUtil para que os atributos dos Datasets sejam compreendidos como pontos de supervisão ou comando dentro da interface da RTU, de modo a finalizar a integração.

Obs.: este tipo de integração da RTU no PCM600 funciona tanto para Goose como MMS, ou seja, a RTU como cliente ou como servidor. Quando a integração através de Goose for feita através do PCM600, o Goose Control Block da RTU deve ter suas propriedades (MAC Address, Vlan, Tmin, Tmax, etc) manualmente editadas no PCM600 (abrir a ferramenta Properties Window quando selecionar o GCB dentro da ferramenta IEC61850 Configuration).