13) Que ajustes de comunicação são necessários para comunicar o PCM600 de meu computador com o IED?

Para que PCM600 e IED possam comunicar-se, ambos precisam estar com a mesma região de IP (mesmo seguimento de rede).  É utilizado o protocolo TCP/IP para a comunicação, e o link pode ser feito através da porta Ethernet Frontal (Cabo Ethernet Elétrico) do IED (IP Padrão: 10.1.150.3), ou através da porta traseira Ethernet (Fibra Óptica) do IED (IP Padrão 192.168.1.10) .




Pode-se conferir na IHM do IED o IP configurado para a porta específica a qual você está utilizando para se comunicar, através do menu Settings, General Settings, Communication.

Para a comunicação via porta frontal, caso o relés possua o IP padrão, sugere-se setar o IP do computador para 10.1.150.XX , em que XX  (algorismos que definem os nodes) deve ser um número até 254, endereço “Subnet Mask” 255.255.255.0 e utilizar cabo Ethernet cross-over.

Para a comunicação via porta traseira, caso o relé possua o IP padrão 192.168.1.10, sugere-se setar o IP do computador para 192.168.1.XX, em que XX (algorismos que definem os nodes) deve ser um número até 254, e endereço de “Subnet Mask” 255.255.255.0 e utilizar fibra óptica.

Assista um vídeo com o passo a passo do processo de comunicação:


2 comentários:

  1. Estou seguindo os passos acima e o IED não está comunicando com o computador. Pedimos informação para uma pessoa da ABB e a mesma disse para colocarmos IP automaticamente e mesmo assim não funcionou. Pode nos ajudar.

    Marcel Pompiani
    marcelpompiani@gmail.com
    Empresa Souza Tec

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcel, obrigado por visitar este Blog.

    O IP automático não funciona para a conecção PC-IED para a linha de relés 670, e funciona para alinha 650 somente se for habilitada a função de servidor DHCP de IP (http://relionfaq.blogspot.com.br/2012/10/15-e-possivel-configurar-o-rele-para.html).

    Sugiro que confira na IHM do IED o IP configurado para a porta específica a qual você está utilizando para se comunicar. No menu Settings, General Settings, Communication. Pode ser que o IP atualmente setado no relé esteja diferente do padrão.

    Se estiver utilizando a porta frontal, certifique-se de que está utilizando um cabo Ethernet Cross-Over.

    Sugiro setar o IP de seu computador no endereço "Control Panel\All Control Panel Items\Network and Sharing Center" alterando as propriedades de IPV4 de "IP adress" para um IP com o mesmo range do relé (os 3 primeiros campos podem ser os mesmos) e o quarto campo co um número de 1 a 255, mas com valor diferente do relé. Ajuste também a máscara de subrede de acordo com a classe do IP.

    Após realizar estes ajustes, abra o prompt de comando do Windows e faça a operação "PING", melhor descrita nete post (http://relionfaq.blogspot.com.br/2012/10/14-como-posso-ter-certeza-que-o.html)

    Adicionalmente vamos lhe contatar e oferecer suporte por email e telefone.

    Existe outro tópico que pode lhe ajudar com sua questão:

    http://relionfaq.blogspot.com.br/2012/12/19-como-resolver-problemas-de.html

    http://relionfaq.blogspot.com.br/2012/10/14-como-posso-ter-certeza-que-o.html

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir

Por gentileza, identifique-se com nome, email e empresa, para que possamos lhe responder corretamente ou utilize a aba da página "Fale Conosco" para ter contato direto em seu email.